Você precisa instalar o seguinte pacote primeiro, pode fazer no terminal:
sudo dnf install java-17-openjdk
Depois abaixa a ficha com final .tar.gz como você mencionou. No navegador de fichas você pode pegar o documento no /Downloads (Transferencias ?) e mudar a ficha para o seu Home.
Como esse .tar.gz e parecido com uma ficha .zip precisa empacotar antes de usar. Se usa o Gnome pode dar dois cliques em cima da fixa para empacotar.
Vai de dar seguinte caminho ~/pje-office_unix_no_embedded/pje-office se quer pode pegar a pasta pje-office inteira e mudar para seu Home. Assim ficaria o caminho ~/pje-office. Iniciar pode o office agora com a ficha pjeOffice.sh
Preciso instalar o gerenciador do token (certificado digital), o meu é da certiflex (www.certiflex.com.br).
Acessei o site e na parte de suporte, token, G & D Burti StarSign (esse é o meu token), apareceu a opçao para Linux, com alternativas para Ubuntu e Centos, escolhi o Centos, baixando o arquivo centos.rpm, que de acordo com o site é o gerenciador do token e que só isso é suficiente para ele funcionar.
Como eu uso o Gnome, clico duas vezes nele, aí o sistema abre o aplicativo Programas com a opção de instalar: SafeSign_Identity_Client, pede a senha, e daí começa o processo de instalação. O problema é que ele termina parece que sem conseguir instalar, vez que fica aparecendo o botão de instalação. Daí eu tentei de novo, ele pede a senha, aparenta instalar, mas depois volta a tela com o botão para instalar.
Ou seja, parece que não instala.
Perdão por escrever tanto, mas tentei detalhar bem, para expor o problema com clareza.
“PJeOffice no Linux
Atenção! - Usuários de tokens G&D devem baixar a nova versão do gerenciador criptográfico (SafeSign) correspondente à versão do seu sistema no site Download Safesign. As novas versões do software criptográfico corrigiram o erro que ocorria quando os tokens G&D eram utilizados em sistemas Linux em conjunto com o PjeOffice (“sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11Exception CKR DEVICE ERROR”).”
Baixou o mesmo arquivo centos.rpm.
Tentei instalar e aconteceu a mesma coisa, aparenta instalar, contudo volta com o botão para instalação, ou seja, não instala.
Galera, desconfio que há algo no Fedora 38 que está incompatível com o PjeOfiice.
No notebook eu rodo o Fedora 37 com gnome. O PjeOffice eu configuro apontando o caminho onde está o driver do meu token (uso o BirdID) e ele funciona tranquilamente.
No desktop, o mesmo token, o mesmo driver, a mesma versão do PjeOffice, porém com Fedora 38 e Kde Plasma. O PjeOffice não reconhece a existência de um token. Já tentei de tudo para fazer o PjeOffice funcionar no desktop mas não consegui.
Para usar PJE você vai ter que instalar o Token Admin e usar o PJE PRO, ele funciona no linux. Aí vc abre o token admin, o pje pro e consegue usar. Eu baixei o token admin de algum forum do fedora, era um site europeu, mas não tenho ele aqui comigo. Só tenho o arquivo RPM do tekenadmin, eu não sei informar se o PJE PRO funciona sem o token admin.
Fechei o topico que se baseia na versão F38. Este versão e EOL (End of Live). Por gentileza, se querem continuar discutir, fazem um topico novo com os detalhes da versão atualizado.