Como instalar PJEOFFICE no FEDORA 38?

Boa noite, pessoal.

Sou iniciante no mundo linux e principalmente no Fedora.

Gostaria de ajuda para instalação do PJEOFFICE, que é o sistema da Justiça para acessar o PJE.

Aqui tem um guia para instalação em WINDOWS, MAC e LINUX.

Para o Linux tem pacotes DEB, que me parece não servem no FEDORA.

Por último tem um pacote para UNIX, com final .tar.gz, seria esse para o FEDORA?

https://www.pje.jus.br/wiki/index.php/PJeOffice

Desde já agradeço a atenção e paciência de todos.

:fedora: :clap:

Você precisa instalar o seguinte pacote primeiro, pode fazer no terminal:

sudo dnf install java-17-openjdk

Depois abaixa a ficha com final .tar.gz como você mencionou. No navegador de fichas você pode pegar o documento no /Downloads (Transferencias ?) e mudar a ficha para o seu Home.

Como esse .tar.gz e parecido com uma ficha .zip precisa empacotar antes de usar. Se usa o Gnome pode dar dois cliques em cima da fixa para empacotar.

Vai de dar seguinte caminho ~/pje-office_unix_no_embedded/pje-office se quer pode pegar a pasta pje-office inteira e mudar para seu Home. Assim ficaria o caminho ~/pje-office. Iniciar pode o office agora com a ficha pjeOffice.sh

1 Like

Consegui instalar.

PJeOffice funcionando.

Valeu pelas dicas. Muito obrigado, amigo.

Mas agora esbarrei em outro problema.

Preciso instalar o gerenciador do token (certificado digital), o meu é da certiflex (www.certiflex.com.br).

Acessei o site e na parte de suporte, token, G & D Burti StarSign (esse é o meu token), apareceu a opçao para Linux, com alternativas para Ubuntu e Centos, escolhi o Centos, baixando o arquivo centos.rpm, que de acordo com o site é o gerenciador do token e que só isso é suficiente para ele funcionar.

Como eu uso o Gnome, clico duas vezes nele, aí o sistema abre o aplicativo Programas com a opção de instalar: SafeSign_Identity_Client, pede a senha, e daí começa o processo de instalação. O problema é que ele termina parece que sem conseguir instalar, vez que fica aparecendo o botão de instalação. Daí eu tentei de novo, ele pede a senha, aparenta instalar, mas depois volta a tela com o botão para instalar.

Ou seja, parece que não instala.

Perdão por escrever tanto, mas tentei detalhar bem, para expor o problema com clareza.

Agradeço a ajuda antecipadamente,

Também fiz a tentativa de instalar o gerenciador do Token seguindo as instruções contidas no site:

https://www.pje.jus.br/wiki/index.php/PJeOffice

Na seção:

“PJeOffice no Linux
Atenção! - Usuários de tokens G&D devem baixar a nova versão do gerenciador criptográfico (SafeSign) correspondente à versão do seu sistema no site Download Safesign. As novas versões do software criptográfico corrigiram o erro que ocorria quando os tokens G&D eram utilizados em sistemas Linux em conjunto com o PjeOffice (“sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11Exception CKR DEVICE ERROR”).”

Baixou o mesmo arquivo centos.rpm.

Tentei instalar e aconteceu a mesma coisa, aparenta instalar, contudo volta com o botão para instalação, ou seja, não instala.

Eu acho eles querem dizer abaixar a software do token da safenet na pagina da certiflex. Ai tem uma software da RHEL/Fedora?

Infelizmente eu não tem um token, as vezes do suporte do seu token eles podem dar mais infos se entra em contato com eles.

Eu baixei na certiflex e lá só tem para Ubuntu e Centos.

Baixei para o Centos, porque é .rpm;

Vou entrar em contato com eles.

Qualquer novidade eu aviso aqui.

Obrigado, Ilikelinux.

Galera, desconfio que há algo no Fedora 38 que está incompatível com o PjeOfiice.

No notebook eu rodo o Fedora 37 com gnome. O PjeOffice eu configuro apontando o caminho onde está o driver do meu token (uso o BirdID) e ele funciona tranquilamente.

No desktop, o mesmo token, o mesmo driver, a mesma versão do PjeOffice, porém com Fedora 38 e Kde Plasma. O PjeOffice não reconhece a existência de um token. Já tentei de tudo para fazer o PjeOffice funcionar no desktop mas não consegui.

Para usar PJE você vai ter que instalar o Token Admin e usar o PJE PRO, ele funciona no linux. Aí vc abre o token admin, o pje pro e consegue usar. Eu baixei o token admin de algum forum do fedora, era um site europeu, mas não tenho ele aqui comigo. Só tenho o arquivo RPM do tekenadmin, eu não sei informar se o PJE PRO funciona sem o token admin.

Fechei o topico que se baseia na versão F38. Este versão e EOL (End of Live). Por gentileza, se querem continuar discutir, fazem um topico novo com os detalhes da versão atualizado.

Obrigado pela compreensão