Problema na atualização do Fedora 38 para o Fedora 39

Quando cliko no item baixar do APP de atualização do Fedora 38 para o Fedora 39, carrega 63% do dowload, e mostra a mensagem
Não foi possivel atualizar para Fedora Linux 39:
Erro ao executar a transação: o pacote pgdg-fedora-repo-42.0-26.noarch já esta instalado
Isto ja aconteceu na atualização do Fedora 37 para 38, deletei o arquivo citado e perdi o PostgrSQl, e todos os banco criados no Pq. Creio que poderia ser mudado de nome o arquivo de instalação conflitante

Tente sudo dnf update --releasever=39 --exclude='pgdg-fedora-repo-*' --skip-broken.

Se outros falharem, adicione mais --exclude=....

Gregory

Quando fiz a atualização do 37 para o 39, exclui este arquivo manualmente, e perdi minha instalaçao do Postgresql, inclusive os banco de dados criado.
P recisei reinstalar o Posgre e cria todos os meus banco de dado novamente.
Para fazer esta opção terei que fazer copia dos meus arquivo criados, reinstalar o Postgresql, e restaurar os arquivos…
Estou estudando quais arquivos do Posgresql preciso copiar para depois fazer isto
Obrigado, esta sua opção e melhor que a que fiz do 37 para o38.
abraços

Ednan

Fazer um backup dos seus dados importantes é uma boa ideia. Você provavelmente deseja fazer uma cópia de /var/lib/pgsql. Mas --exclude='pgdg-fedora-repo-*' não deveria remover pgdg-fedora-repo. Simplesmente não deveria atualizá-lo.

Pode, no entanto, haver uma chance de que outro pacote de um repositório diferente substitua os arquivos. Se esse for o problema, talvez seja necessário descobrir qual outro pacote está fazendo isso e excluí-lo também. Talvez seja necessário excluir postgresql-server.

$ rpm -qf /var/lib/pgsql
postgresql-server-15.1-2.fc38.x86_64

Gregory

Muito obrigado, suas informações estão sendo muito importantes para mim.
Vou ver se consigo descobrir estes casos que voce citou.
Muito obrigado mesmo.
Abraços

Ednan

Gregory

Consegui fazer a atualização do 38 para o 39 usando esta sua orientação.
Não perdi nada, nem os arquivos de dados e nem a instalação do Postgresql.
Muito obrigado.
Abraços

Ednan