Estou usado o Fedora Atomic Cosmic e uma questão que me incomoda bastante é ele tentar abrir PDFs no Gimp.
Já rodei algumas vezes nas configurações e já encontrei a categoria de aplicativos padrão, porém, naquela lista, não há a opção de escolher como abrir PDFs.
Tem uma olhada que consegue verificar o padrão de pdf no zen browser? Eu normalmente estou abrindo pdf com navegador quando não tem um funcionando no sistema. Estou falando da minha experiencia com Android que tb e “imutuable”.
Se este não te ajuda, as vezes trocar o titulo da sua pergunta para: How to change mime type on atomic desktops, esta dando mais atenção para o seu problema … mesmo se vc. pergunta em Português.
Se você tem instalado um programa para ver PDF, como e qual você instalou?
No caso eu queria abrir com o Okular hahaha não com o navegador.
Esse é o programa que uso sempre pra PDFs, e instalei via Flatpak, funciona bem. Atualmente pra abrir eu tenho que clicar com o botão direito, abrir com e escolher.
Normalmente nessa janela deveria aparecer a opção para tornar esse programa padrão, mas não aparece, talvez pq anida está em desenvolvimento no Cosmic.
Encontrei um caminho: clicar com o botão direito sobre o arquivo → mostrar detalhes → na aba que abre, há a opção Abrir com e lá apareceu a opção do Okular.